Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, Encontro da Cultura Negra e AWA Festival SESC a
- Pousada Corsário
- 24 de out. de 2018
- 2 min de leitura

De 9 a 18, o Centro Histórico de Paraty recebe a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com missas, procissões, apresentações de danças folclóricas de origem africana e outras manifestações religiosas e da cultura popular, mantendo uma tradição que vem desde o século XVIII.
Padroeiros dos escravos, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Paraty, os festejos pelos santos se desenvolvem como os da Festa do Divino. A Festa do Rosário era chamada antigamente de Festa do Divino dos pretos de Paraty. Atualmente, a mesma é realizada sem discriminação racial e com preservação de suas principais partes, como um Rei e uma Rainha, uma Folia para angariar donativos, o mastro com as efígies de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito erguidos ao lado de sua igreja e a ladainha com as procissões noturnas das bandeiras brancas. Além disso, a igreja é toda enfeitada nas cores branco e azul.
No domingo acontece missa solene, com a presença do Rei e da Rainha vestidos à caráter. Eles chegam à igreja com a procissão das bandeiras, trazendo nas mãos coroa e cetro. Após a missa, será realizada distribuição de doces para o povo, em memória ao tempo em que os escravos só comiam doces na Festa de São Benedito. À tarde, será realizada a procissão com os andores de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e as crianças vestidas de anjos e São Beneditinhos, cumprindo promessas. O Rei e a Rainha seguem dentro de um quadro à moda dos imperadores do Divino, acompanhados das associações religiosas, banda de música e dos devotos dos santos. Uma quermesse com leilão de prendas encerrará os festejos.
De 16 a 18, será realizada a 20ª edição do Encontro de Cultura Negra de Paraty, no Quilombo Campinho da Independência, com o objetivo principal de resgatar os valores tradicionais da cultura negra e local, despertando nos jovens o interesse por sua preservação. Na programação do evento, que também comemora o Dia da Consciência Negra, estão incluídas manifestações culturais, shows musicais, cirandas, oficinas, apresentações teatrais, palestras, artesanato local e outras atividades. O Quilombo do Campinho fica no km 584 da Rodovia BR 101 (Rio-Santos).
Dia 20 a 26, o Sesc Paraty promove pela primeira vez o projeto ÀWA – Festival Sesc da Cultura Negra, em memória a Zumbi dos Palmares. Sensível as questões ligadas às raízes dos brasileiros, a entidade oferecerá uma semana de programação pensada para Nós – todos os brasileiros, que são indivíduos formados por muitas culturas, mas que têm raízes profundas nas culturas da África. Nós, que é a tradução da palavra iorubá ÀWA, vai reunir música, teatro, dança, literatura, cinema, toda cultura afrodescendente. A abertura do evento será no Largo de Santa Rita, às 18 horas, com cortejo do Maracatu Palmeira Imperial.
Hospedagem: www.pousadacorsario.com
A programação completa pode ser obtida no link:
Fonte: Carla Pereira/Cia de Divulgação - Foto: Divulgação
Comments