top of page
Pousada Corsário

Búzios oferece festival gastronômico Lagostando e XC Run


De 12 a 21, o balneário mais bonito e charmoso do Estado do Rio de Janeiro vai sediar o Lagostando em Búzios, com pratos à base do crustáceo assinados por grandes chefs, como lagosta grelhada, gratinada, na paella, no risoto, na salada ou combinada com massas, servidos nos melhores restaurantes da região, com preços bem atrativos.


O primeiro evento do gênero na cidade promete apresentar o melhor da culinária à beira-mar, destacando tendências no preparo do crustáceo e contará com um convidado especial: o chef revelação do ano e um dos mais renomados da nova geração gastronômica do Rio de Janeiro, Bruno Katz, que comanda a cozinha do restaurante Nosso, em Ipanema. Buziano de alma, americano, filho de argentinos, que chegou aos dois anos na cidade, Bruno foi criado nos bastidores dos restaurantes locais e bem cedo, aos 16 anos, ingressou na cozinha. Mais precisamente no Cigalon, partindo depois para outras cozinhas no Rio de Janeiro enquanto estudava gastronomia.


Com apenas 26 anos, Katz retorna à cidade com muita bagagem para contar um pouco da sua trajetória profissional e preparar um prato a quatro mãos com a chef Sônia Persiani do Cigalon (dia 13/10, às 16h) onde tudo começou ainda na adolescência. Um encontro para promover a boa gastronomia por meio de ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades.


O Lagostando em Búzios acontecerá no centro da cidade, em estabelecimentos da Rua das Pedras, Rua Turíbio de Farias e Orla Bardot. Os re;staurantes participantes estarão sinalizados nas suas fachadas.


Outra atração do evento será a exibição do filme argentino “Todo Sobre el Asado”, dos premiados diretores Mariano Cohn e Gastón Duprat, no Gran Cine Bardot, dia 19, às 19 horas, com ingressos a R$ 10,00


Confira a seguir alguns pratos que serão oferecidos durante o Lagostando em Búzios:


  • Cigalon – Lagosta, purê de abóbora caramelizada, sabayon de limão verde e puff rice;

  • Parvati – Tortelone de lagosta (massa fresca artesanal recheada com lagosta ao molho de ostras, shiitake, aroeira e limão galego);

  • Salt – Lagosta grelhada com espaguete de arroz ao molho de champanhe, aspargos e cogumelos gratinados e servido na casca;

  • Rincon Mediterrâneo – Lagosta gratinada ao açafrão com legumes mediterrâneos na brasa;

  • Tao Bar e Pousada – Risoto de lagosta com maça verde hortelã e nozes;

  • Buda Beach – Paella de lagosta;

  • Pátio Havana – Lagosta grelhada ao molho de maracujá com pimenta dedo de moça, tomate concassé, aspargos e aipim ao murro com manteiga de ervas;

  • Estância Don Juan – Lagosta grelhada acompanhada de gnocchi.


Dia 20, a partir das 8 horas, com largada na Rua das Pedras, será realizada a 10ª edição da XC RUN etapa Búzios, proporcionando a interação do homem com a natureza em um percurso desafiador e com paisagem deslumbrante. O evento conta com duas provas, com a participação de atletas de diversos níveis de condicionamento ou objetivos.

O evento oferece as seguintes categorias:


  • XC RUN 42km – pode ser realizada na categoria SOLO (42km) ou em revezamento, sendo em DUPLA (2 x 21km) ou QUARTETO (4 x 10km). Com grande variação de terrenos e altimetria, passa por estradas de paralelepípedo terra, trilhas e praias;

  • XC RUN Kids – uma prova de corrida infantil para crianças a partir de um ano de idade até 12 anos, que estarão correndo (Rua das Pedras) em terreno acidentado, fazendo a iniciação ao trail run em um percurso de 50m a 1km de acordo com a idade, numa corrida de confraternização e incentivo ao esporte, em disputa é simbólica onde todos ganham medalha.


A prova é uma das mais bonitas da competição, com um percurso de lindas paisagens. A largada é na Rua das Pedras e segue pela Orla Bardot, Praia dos Ossos, João Fernandes, Praia da Ferradura, Rua dos Cabritos, Geribá, Praia de Tucuns, Mirante Asa Delta, Fazendinha, Praia Rasa até chegar à Praia da Tartaruga, em terrenos que apresentam paralelepípedo, areia dura, areia fofa, estrada de terra, trilha e costeira.

O atleta que não estiver dentro do tempo estipulado para passagem nas transições será desclassificado, portanto ao se inscrever o participante precisa ter certeza que conseguirá completar os trechos dentro do tempo previsto. O atleta que estiver fora do tempo estipulado será desclassificado e convidado a se retirar da prova. Caso o atleta insista em permanecer no percurso, isenta a organização de qualquer responsabilidade no decorrer do mesmo.


A aproximadamente cada cinco quilômetros terá um ponto de reabastecimento de água para hidratação dos participantes e é obrigatório o uso de sistema de hidratação (mochila, cinto, squeeze, etc), pois não serão disponibilizados copinhos de água. Mais informações e inscrições poderão ser feitas no site oficial do evento www.xcrun.com.br/buzios.

Dica de hospedagem: www.pousadacorsario.com

Fonte: Carla Pereira/Cia de Divulgação - Foto: Ilustrativa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page