top of page
Pousada Corsário

Paraty promove Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Festival das Aves, Paraty em Foco, Mimo Paraty,


Até o dia 8, acontece a tradicional festa de Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira de Paraty, que tem sua origem na França e é celebrada em Paraty há mais de 300 anos. A festa se caracterizava por ser o retorno à cidade dos membros das famílias, parentes e amigos que residiam fora para pedir alguma graça, "pagar promessas" e desfrutar de dias de confraternização - a chamada Caravana da Saudade. Os participantes eram recebidos com banda, discurso e flores no cais durante a chegada da lancha de carreira. Era também a oportunidade do pessoal da roça fazer compras nos mercadores. O evento guarda características passadas de geração a geração, como a participação de dezenas de crianças vestidas de anjo na procissão levando cones de papel recheados de doces caseiros. A decoração da Igreja Matriz é feita com flores de papel crepom em azul e branco, confeccionadas pelas senhoras da paróquia.


Mais informações no site da igreja www.igrejaparati.com.br.


Nos dias 1º, 8, 14 e 15, o projeto Festival Estações Musicais realizará apresentações com estilos clássicos e instrumentais, música brasileira e jazz, com músicos locais e grupos convidados, na Casa da Cultura, no Forte Defensor Perpétuo e nas Igrejas Nossa Senhora do Rosário. Dia 1º, às 21 horas, na Casa da Cultura, tem a Série Fazendo Sala, com Carlos Malta e quarteto. Dia 8, às 16 horas, no Forte Defensor Perpétuo, tem a Série Feito em Casa, com Bebeto e o trio que chora. Dia 14, às 21 horas, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, tem a Série Feito em Casa, com o Grupo de Câmara da Casa da Cultura e dia 15, às 16 horas, no Forte Defensor Perpétuo, mais uma da Série Fazendo Sala, com o Trio Capitu.


De 13 a 16, a cidade histórica recebe Festival Aves de Paraty, que é organizado pela Associação Cairuçu, o evento chega à sua sexta edição e tem como objetivo sensibilizar a população, empresários e gestores públicos para a importância das aves livres e do turismo de observação de aves em Paraty. Por meio de ações de educação ambiental em escolas e nos CEICs - Centros de Educação Integral Cairuçu, as crianças aprendem a reconhecer e valorizar a avifauna da Mata Atlântica. Em paralelo, trabalhos coordenados com os gestores públicos e ações de formação para o birdwatching complementam o projeto na construção de uma cidade observadora de aves que, num futuro breve, será capaz de unir essa riqueza natural com o desenvolvimento cultural, social e econômico. O resultado mais significativo do projeto é o Festival Aves de Paraty | FAP.

De 19 a 23, acontece o festival de fotografia Paraty em Foco, que este ano, tem como tema “Fotografia: Utopia/Distopia”. Vivemos um mundo cada vez mais densamente mediado por imagens. Um mundo assombrado por ameaças e incertezas, perigos e potencialidades. Nesse contexto a fotografia assume não raro o poder de projetar um futuro. Não expressa mais o “isso foi”, mas “o que será?” ao revelar o presente, ao refletir sobre os caminhos que a humanidade está tomando. Os convidados do Paraty em Foco 2018 nos permitem discutir o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea. O festival está balanceado com fotógrafos provenientes de mais diversas áreas, tendo como divisa o lema: “Um Evento para Todos os Olhares”.


A homenageada desta edição será Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa radicada no Brasil há várias décadas. É uma das pioneiras na publicação de livros de fotografia e de criação de ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado. Maureen pretende apresentar ao público seu novo filme, Equivalências, projeto em fase de finalização e ao qual ela vem se dedicando com total empenho nos últimos meses.


Também já tem presença confirmada Araquém Alcântara, um dos maiores documentaristas da biodiversidade brasileira, fotógrafo que é um fenômeno inigualável no Brasil em relação ao número de publicações: são 50 livros em meio século de fotografia. Poucos conseguem como ele atingir um público mais amplo, discutindo questões que estão para além do meio fotográfico, com o foco na cultura e no meio ambiente brasileiros. Mais informações podem ser obtidas no site www.pefparatyemfoco.com.br.


De 22 a 30, Paraty será palco do 2° Encontro de Cinema de Animação do Sesc Paraty. O evento será uma oportunidade de aproveitar o aconchego da cidade histórica para debater as tendências e o panorama atual com artistas brasileiros, fazedores e criadores de Cinema de Animação do País.


De 28 a 30, será a vez de mais uma edição do MIMO Paraty, com uma programação completa para os participantes, como concertos, workshops dos músicos do evento na Etapa Educativa, palestras no Fórum de Ideias, filmes inéditos em circuito, no Festival MIMO de Cinema, e a Chuva de Poesia, para, literalmente, lavar a alma. A iluminação especial e os concertos que acontecem dentro das igrejas coloniais da cidade são um marco do evento que valoriza a preservação do patrimônio histórico brasileiro e também fomenta a produção artística nacional através do Prêmio MIMO Instrumental, que seleciona grupos e músicos brasileiros para se apresentarem no mesmo palco dos convidados. E deixa um legado por onde passa através da Etapa Educativa. A cada edição, os artistas convidados são convocados a ministrar aulas para crianças, jovens, estudantes de música e profissionais em busca de aprimoramento. Esta fase do festival é composta por aulas, workshops, oficinas e máster classes.

Dica de hospedagem: www.pousadacorsario.com

Fonte: Carla Pereira/Cia de Divulgação - Foto: Divulgação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page