top of page
Pousada Corsário

Paraty terá Festa de Santa Rita, a 16ª Edição da FLIP e Festival Estações Musicais


De 6 a 17, acontece em Paraty a tradicional Festa de Santa Rita. Cartão postal da cidade e palco do evento, a Igreja de Santa Rita foi fundada em 1722. Lá acontecerão as missas, ladainhas e solenidades dedicadas à “advogada das causas impossíveis”, como seus devotos a chamam, nos nove dias de realização do evento.


A festa reúne moradores das regiões próximas à cidade, a população local e os visitantes, integrando as comunidades durante as procissões e faz parte da programação tradicional enfeitar a cidade com bandeirinhas amarelas e brancas e barraquinhas com comidas típicas, além do leilão de prendas com a Banda Santa Cecília e as danças tradicionais como as cirandas, a dos Velhos e das Fitas. Durante a festa também serão realizados shows com músicos locais.


De 25 e 29, Paraty recebe a 16ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que este ano homenageará escritora paulista Hilda Hilst, que fez sua literatura em torno de temas como o amor, a morte, Deus, a finitude e a transcendência, e que faleceu em 2004.


Entre os destaques nacionais e internacionais desta edição estão o escritor americano Colson Whitehead, ganhador do Pulitzer; a escritora marroquina Leïla Slimani, autora do premiado “Canção de ninar”; a atriz Fernanda Montenegro, que vai participar da mesa de abertura e lançará uma fotobiografia alentada; o escritor brasileiro Sérgio Sant’anna, considerado um dos principais autores do país e o cantor e compositor Zeca Baleiro


Ao todo são 17 mulheres e 16 homens entre os 33 convidados. Na programação haverá encontros entre autores veteranos e novos nomes falando de temas candentes como violência, racismo, discriminação e imigração, dentre outros.


As mesas estarão estruturadas em torno de temas como ‘amor’, ‘sexo’, ‘morte’, ‘Deus’, ‘finitude’ e ‘transcendência’; com palavras-chave como ‘escuta’, ‘som’, ‘monólogo’, ‘vozes’, ‘dimensão mística e religiosa’, ‘dimensão corpórea e erótica’, ‘humano’, ‘animal’, ‘além’, entre outras.”


Na Flip 2018, a Igreja da Matriz deixa de ser usada como espaço principal da programação – na edição, os debates aconteceram no interior do templo. Agora, será montado um auditório com 500 lugares ao lado da igreja. Além disso, também na Praça da Matriz, haverá uma tenda com 700 lugares gratuitos onde o público poderá acompanhar, num telão, todos os encontros da programação.


Enquanto isso, a tenda da Flipinha, o espaço infantil da festa, será mantida na praça, assim como os chamados Pés de livros, com obras penduradas nas árvores, fazendo com que as principais atrações estejam concentradas na Praça da Matriz, como uma série de debates, oficinas criativas e apresentações escolares.


Mais informações e toda a programação da Flip 2018 podem ser obtidas no site oficial do evento http://flip.org.br/.


De 7 a 21, prossegue a programação do Festival Estações Musicais, evento que vai até dezembro de 2018, com os seguintes shows: Dia 7, às 16 horas, no Forte Defensor Perpétuo, tem Série Fazendo Sala com A Plenos Pulmões – Trio de saxofones: Bach, Trio Sonatas BWV 525-30, e às 21 horas, na Casa da Cultura, tem Série Casa Instrumental com Luiz do Monte, guitarra, e músicos de Paraty; Dia 20, às 21 horas, na Casa da Cultura, tem Série Feito em Casa com Oficina de Música Universal; e Dia 21, às 21 horas, na Igreja Santa Rita, tem Série Fazendo Sala, com “Todo Villa” – Fabricio Mattos e dois violonistas apresentando a integral da obra de Villa-Lobos para violão.


Dica de hospedagem: www.pousadacorsario.com


Fonte: Carla Pereira/Cia de Divulgação - Foto: Divulgação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page