top of page
Pousada Corsário

Semana Santa em Paraty terá Exposição de Peças Sacras e Procissão do Encontro


As comemorações da Semana Santa em Paraty mantêm as tradições que datam dos séculos XVII e XVIII. Este ano, turistas e moradores da região poderão admirar imagens e peças sacras com mais de 300 anos de existência, que se encontram sob a tutela do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e ficam guardadas o ano todo no cofre do Museu de Arte Sacra de Paraty, na Igreja de Santa Rita.

Seis peças de valor histórico-arquitetônico incalculável podem ser vistas na Sexta-feira Santa em Paraty: os Passos da Paixão, que são pequenos altares embutidos em paredes de sobrados, casas e igrejas representando os principais momentos da Paixão de Cristo, tradição que veio de Portugal ainda no Brasil Colônia, tendo sido construídos passos em diversas cidades além de Paraty, como Tiradentes, Ouro Preto, Congonhas e São João del Rey, todas em Minas Gerais. Em Paraty restaram seis Passos, restaurados, sendo três na Rua do Comércio, dois na Rua Dona Geralda e um na lateral da Igreja de Santa Rita. Eles são abertos apenas uma vez por ano.


Um dos pontos altos da Semana Santa em Paraty é a Procissão do Fogaréu (ou da Prisão), que no início, somente homens participavam, sendo as mulheres proibidas até de vê-la pelas janelas. Nessa procissão secular os fiéis saem pelas ruas de pedras do Centro Histórico portando fifós (tochas), com as luzes dos postes apagadas e ao som incessante de matracas, que vieram substituir os sinos que, por serem motivo de júbilo, silenciam na Quinta-feira Santa e só voltam a tocar no Domingo de Páscoa.


Dica de Hospedagem: www.pousadacorsario.com Consulte a nossa Central de Reservas ou o seu Agente de Viagens. Central de Reservas: 21 4020.4140 - central.reservas@samadhihotels.com.br


Fonte: Carla Pereira/Cia de Divulgação - Foto:ParatyOnline/Divulgação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page