top of page
Pousada Corsário

Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, Folia Gastronômica, Encontro da Cultura Negra e


Durante todos os finais de semana de novembro, Paraty receberá concertos do Programa Duas Estações Musicais. A programação é a seguinte: Dia 04, às 18 horas, Série Feito em Casa Diálogo de guitarras, Java Carneiro e Lucas Dutra, no Forte Defensor Perpétuo, e às 21 horas, Série Casa Instrumental, com Rodrigo Brás, baterista e músicos de Paraty, na Casa da Cultura; Dia 10, às 21 horas, Projeto Coisa Fina – Quinteto, na Casa de Cultura; Dia 11, às 18 horas, Projeto Coisa Fina –Trio, no Forte Defensor Perpétuo, e, às 21 horas, Projeto Coisa Fina – Big Band, na Casa de Cultura; Dia 24, às 21 horas, Série Fazendo Escola Camerata Jovem da Ação Social pela Música, na Igreja do Rosário; e dia 25, às 18 horas, Série Fazendo Escola Camerata Jovem da Ação Social pela Música, no Forte Defensor Perpétuo.

De 10 a 19, o Centro Histórico de Paraty recebe a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com missas, procissões, apresentações de danças folclóricas de origem africana e outras manifestações religiosas e da cultura popular, mantendo uma tradição que vem desde o século XVIII.


Padroeiros dos escravos, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Paraty, os festejos pelos santos se desenvolvem como os da Festa do Divino. A Festa do Rosário era chamada antigamente de Festa do Divino dos pretos de Paraty. Atualmente, a mesma é realizada sem discriminação racial e com preservação de suas principais partes, como um Rei e uma Rainha, uma Folia para angariar donativos, o mastro com as efígies de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito erguidos ao lado de sua igreja e a ladainha com as procissões noturnas das bandeiras brancas. Além disso, a igreja é toda enfeitada nas cores branco e azul.


No domingo acontece missa solene, com a presença do Rei e da Rainha vestidos à caráter. Eles chegam à igreja com a procissão das bandeiras, trazendo nas mãos coroa e cetro. Após a missa, será realizada distribuição de doces para o povo, em memória ao tempo em que os escravos só comiam doces na Festa de São Benedito. À tarde, será realizada a procissão com os andores de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e as crianças vestidas de anjos e São Beneditinhos, cumprindo promessas. O Rei e a Rainha seguem dentro de um quadro à moda dos imperadores do Divino, acompanhados das associações religiosas, banda de música e dos devotos dos santos. Uma quermesse com leilão de prendas encerrará os festejos.


De 10 a 12, Paraty será palco de sabores e saberes com a realização da nona edição da Folia Gastronômica. Com uma longa trajetória na valorização da sua cultura alimentar, Paraty concorre ao título de Cidade Criativa pela gastronomia e com chancela da Unesco assume compromissos em todos os níveis da cadeia que move a gastronomia local.


O evento integra um novo movimento cultural enquanto preserva ofícios tradicionais e gera empregos qualificados para seus jovens, com incentivo a circuitos gastronômicos criativos, que se fortalecem como referência em turismo cultural para explorar os novos caminhos de base comunitária. A Folia atrai visitante e proporciona experiências do universo gastronômico de outros lugares mais distantes, se transformando num momento importante de troca do que tem na cidade histórica e o que vem de fora.


De 17 a 19, será realizada a 19ª edição do Encontro de Cultura Negra de Paraty, no Quilombo Campinho da Independência, com o objetivo principal de resgatar os valores tradicionais da cultura negra e local, despertando nos jovens o interesse por sua preservação. Na programação do evento, que também comemora o Dia da Consciência Negra, estão incluídas manifestações culturais, shows musicais, cirandas, oficinas, apresentações teatrais, palestras, artesanato local e outras atividades. O Quilombo do Campinho fica no km 584 da Rodovia BR 101 (Rio-Santos).


Dia 25, a convite da AMAS (Associação dos Amigos do Museu de Arte Sacra), o Coralusp, que neste está comemorando 50 anos, se apresentará no Museu de Arte Sacra de Paraty no projeto Música no Museu, através de seu grupo Sestina, com entrada franca. O concerto começará às 21 horas e o programa apresentará a Misa a Buenos Aires (Misatango), composta por Martín Palmeri. O compositor argentino estará presente em Paraty para reger sua peça junto ao bandoneonista Marcelo Hunkeler, também argentino. O programa também terá um concerto matutino voltado para o público infanto-juvenil sob a regência da maestrina Marcia Henstchel, regente do Sestina e atual diretora artística do Coralusp.


Dica de Hospedagem: - www.pousadacorsario.com.br

Fonte: Carla Pereira/Cia de Divulgação - Foto: Ilustrativa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page