top of page
Pousada Corsário

Paraty terá show de Baby do Brasil no MIMO Festival e ECO Festival


De 6 a 8, a cidade de Paraty recebe o MIMO Festival, um dos mais importantes do Brasil, que oferece ao público música instrumental de todos os continentes - desde a clássica, passando pelo jazz, a música eletrônica e a música popular, com destaque para o show da cantora Baby do Brasil, no dia 7, às 22 horas, na Praça da Matriz.

Além dos concertos e shows, o MIMO oferece workshops dos músicos participantes na Etapa Educativa, palestras no Fórum de Ideias, exibição de filmes inéditos em circuito, no Festival MIMO de Cinema, e a Chuva de Poesia.


A iluminação especial e os concertos que acontecem dentro das igrejas coloniais da cidade são um marco do evento que valoriza a preservação do patrimônio histórico brasileiro. O festival também fomenta a produção artística nacional através do Prêmio MIMO Instrumental, que seleciona grupos e músicos brasileiros para se apresentarem no mesmo palco dos convidados. E deixa um legado por onde passa através da Etapa Educativa. A cada edição, os artistas convidados são convocados a ministrar aulas para crianças, jovens, estudantes de música e profissionais em busca de aprimoramento. Esta fase do festival é composta por aulas, workshops, oficinas e máster classes.


Idealizado em 2004 por Lu Araújo, o MIMO já trouxe a Paraty nomes como: Madredeus, João Bosco, Jaboc Collier, Salif Keita, Pinchas Zukerman, DakhaBrakha, Chucho Valdés, Elza Soares, Egberto Gismonti e muitos mais. Em 2013 o festival passou a ter como sócio o empresário Luiz Calainho e, a partir de 2015, mais uma empresa se associou ao evento, a Musickeria, de Calainho, Flávio Pinheiro e Afonso Carvalho.


De 18 a 22, acontece a sétima edição do Paraty Eco Festival, um projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial (popular/artesanato) que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, fortalecendo e destacando a cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras.


O projeto realiza pesquisas e exposições que contemplam a preservação do meio ambiente e possibilitam sustentabilidade para as comunidades tradicionais do país, com a proposta de fortalecer e destacar as comunidades tradicionais caiçara, indígena e quilombola, enfatizando as manifestações culturais e a produção artesanal, revitalizando práticas de produção e de valorização de formas de viver tradicionais, criando estratégias para envolver integralmente a comunidade e a conscientização sobre a sustentabilidade das atividades artesanais.


Durante o evento acontece a Mostra de Moda e Design Sustentáveis, as Rodas de Conversas, a Feira Criativa e a Exposição Raízes, sob curadoria de Renato Imbroisi. Alem disso, tem a Mostra de filmes com foco na sustentabilidade do patrimônio imaterial, valorizando os saberes e fazeres tradicionais. Uma parceria com a Associação São Sebastião Tem Alma, criadora do ECOCINE, e Desfiles que buscam dar visibilidade aos produtos produzidos pelos participantes do Festival.


O Paraty Eco Festival homenageia as tradições culturais caiçaras e a cidade com sua baia abrigada em céu e a montanha e, ainda conta com o Cortejo de Barcos, traineiras e canoas, que descem o Rio Pereque-açu e adentram a baía de Paraty.


Dica de hospedagem: www.pousadacorsario.com


Fonte: Carla Pereira/Cia de Divulgação - Foto: Baby do Brasil - Divulgação


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page