top of page
Pousada Corsário

Paraty promove Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Festival das Aves, Paraty em Foco, Megacycle e 2


Até o dia 8, acontece a tradicional festa de Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira de Paraty, que tem sua origem na França e é celebrada em Paraty há mais de 300 anos. A festa se caracterizava por ser o retorno à cidade dos membros das famílias, parentes e amigos que residiam fora para pedir alguma graça, "pagar promessas" e desfrutar de dias de confraternização - a chamada Caravana da Saudade. Os participantes eram recebidos com banda, discurso e flores no cais durante a chegada da lancha de carreira. Era também a oportunidade do pessoal da roça fazer compras nos mercadores.

O evento guarda características passadas de geração a geração, como a participação de dezenas de crianças vestidas de anjo na procissão levando cones de papel recheados de doces caseiros. A decoração da Igreja Matriz é feita com flores de papel crepom em azul e branco, confeccionadas pelas senhoras da paróquia.

Mais informações: www.igrejaparati.com.br


De 13 a 17, Paraty recebe dois eventos importantes que já se incorporaram ao calendário oficial da cidade, o Festival das Aves e o Paraty em Foco.


Organizado pela Associação Cairuçu, o Festival das Aves de Paraty chega à sua quinta edição e este ano, acontece no Museu Forte Defensor Perpétuo, com toda a exuberância da Mata Atlântica ao redor, a diversidade de avifauna, cultura e história que a cidade oferece.


A ave símbolo do festival em 2017 será o Socó-boi-escuro (Tigrisoma fasciatum), um pássaro que por muito tempo foi considerado desaparecido da Mata Atlântica, pois permaneceu por décadas sem ser encontrado no bioma. Ele vive em rios de montanha com águas limpas e devido ao desmatamento e à expansão urbana essa espécie está muito ameaçada de extinção. Embora a raridade do Socó-boi-escuro já atraia para Paraty observadores de aves do mundo inteiro, ele é ainda desconhecido por grande parte de seus conterrâneos e foi pouco avistado e fotografado na região.


O evento contará com várias atividades, entre elas: Atividades educativas ao ar livre para crianças e jovens das escolas de Paraty e para visitantes; Workshops relacionados aos temas da observação e da fotografia de aves; Passarinhadas guiadas por experientes guias, em pontos estratégicos, para a observação de aves da Mata Atlântica; Lançamento de livros e materiais de apoio ao tema de observação e preservação de aves; Exposições de fotografia; Encontros técnicos e rodas de conversa; e o Lançamento do Guia Aves de Paraty 5.


No mesmo período do Festival das Aves, Paraty promove o Festival de fotografia Paraty em Foco, que este ano tem como tema “Fotografia: Documento e Ficção”, convidando os participantes para uma viagem pelo universo da imagem fotográfica em sua ambiguidade fundamental.

O homenageado do ano é Flávio Damm, fotojornalista que extravasou os limites do factual para construir uma poética do instante de inspiração bressoniana. Num contexto em que as fotografias deixam de valer por sua força visual, capturadas por divagações conceituais excessivamente abstratas, propondo um retorno ao que realmente importa.


Entre as atrações do evento, workshops com fotógrafos renomados, como Nana Moraes, André Cypriano, Kitty Paranaguá, entre outros, uma a série de Encontros e Entrevistas, que ocorrerá no auditório da Casa da Cultura. Serão sessões abertas e gratuitas, nas quais os fotógrafos são convidados a mostrar seus trabalhos e compartilhar com o público suas reflexões, seus projetos e suas imagens. As Exposições e a Tenda de Projeções, que tomam o espaço público da cidade, cuidando para não desfigurar a beleza do patrimônio histórico.


A Tenda de Projeções é um espaço cada vez mais importante do evento por conta da fusão dos procedimentos de fotografia e montagem cinematográfica. Além de projetar trabalhos em formato audiovisual realizados pelos convidados, o evento está aberto a receber material de interessados em participar. Desde o ano passado, o Festival Paraty em Foco passou a oferecer a possibilidade para atividades e intervenções de fotógrafos, coletivos e instituições, no âmbito do OFF-PEF, uma programação paralela cuja responsabilidade de gestão é dos proponentes, mas que consta no catálogo oficial do Festival.

Mais informações: www.pefparatyemfoco.com.br


Nos dias 2,9, 23, 29 e 30, o projeto “2 Estações Musicais em Paraty”realizará apresentações com estilos clássicos e instrumentais, música brasileira e jazz, com músicos locais e grupos convidados, na Casa da Cultura, no Forte Defensor Perpétuo e nas Igrejas de Santa Rita e do Rosário. Atividades de intercâmbio também estão programadas entre os alunos e os músicos que participarão do evento. As apresentações serão divididas em quatro séries: Casa Instrumental, Fazendo Escola, Feito em Casa e Fazendo Arte.


De 22 a 24, Paraty será palco da 38ª edição da Megacycle, considerado o maior motociclístico do Hemisfério Sul, que acontecerá no Areal do Pontal. Entre as atrações do evento, Bingo Beneficente, onde toda a renda obtida será revertida para o Fundo Social de Solidariedade, Cursos de pilotagem, onde os participantes vão adquirir alguns conceitos básicos para se divertir na estrada, para aproveitar os motopasseios e todas as viagens e voltar com tranquilidade para casa, Lançamento da Kawasaki Versys X300, Curso de Pilotagem Defensiva para a Guarda, Defesa Civil, Polícia Militar e demais motoristas da Prefeitura, além de sohows e exposições de motos. Mais informações: www.megacycle.com.br


Dica de Hospedagem: Pousada Corsário Paraty - www.pousadacorsario.com

Fonte: Carla Pereira/Cia de Divulgação - Foto: Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios - Paraty/Divulgação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page