top of page
Pousada Corsário

Paraty oferece Festival da Pinga e Festa da Nossa Senhora dos Remédios


De 17 a 20 acontece em Paraty o Festival da Pinga, que chega a sua 35ª edição e foi criado para celebrar a nobreza e a tradição da cachaça paratiense. Em 1982 foi realizado pela primeira vez e, a cada edição o evento se aprimora, com bartenders, baristas e chefs da boa cozinha local se superando, entre ingredientes regionais, receitas típicas e a excelência da cachaça de Paraty. O sucesso só aumenta com a maior visitação de turistas a cada ano.

A ideia da festa nasceu em uma das reuniões de alambiqueiros associados na ACIP – Associação Comercial e Industrial de Paraty; partindo especialmente dos produtores Eduardo José Mello, Aníbal Luiz Gama e Douglas Reid.


O evento acontece em uma única tenda, com quiosques dos alambiques tradicionais, Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco para compra e degustação da bebida, palco de shows musicais gratuitos e quiosques de alimentação coordenados pelo Pólo Gastronômico de Paraty.


De 23 e 27, acontece a Nona Edição do Encontro Internacional de Aquarelistas de Paraty, com a realização de uma exposição e um encontro, paralelamente, com workshops, demonstrações e palestras.


O evento também promove o intercâmbio e a aproximação dos praticantes desta técnica milenar e a divulgação de Paraty como um importante pólo internacional de produção artística. Além disso, o encontro tem o intuito de difundir a aquarela como meio autônomo de expressão artística, considerando que deve se valorizar o uso do papel como suporte de obra de arte, ressaltando sua durabilidade, qualidade expressiva e valor de mercado, fomentando o conhecimento de novos materiais, técnicas e tendências artísticas.

A Exposição acontece na Casa da Cultura de Paraty de 23 de agosto a 10 de setembro e tem como convidados de honra o artista plástico espanhol Pedro Orozco Tristan e o brasileiro Ari de Goes. As palestras ficam a cargo de Marcos Namura.


Mais informações no site do evento: navegareart.com.br/9oencontro


A partir do dia 30 até o dia 08 de setembro é a vez da tradicional festa de Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira de Paraty, que tem sua origem na França, de onde se espalhou pela Península Ibérica e é celebrada em Paraty há mais de 300 anos.


A festa da padroeira se caracterizava por ser o retorno à cidade dos membros das famílias, parentes e amigos que residiam fora para pedir alguma graça, "pagar promessas" e desfrutar de dias de confraternização - a chamada Caravana da Saudade. Os participantes eram recebidos com banda, discurso e flores no cais durante a chegada da lancha de carreira. Era também a oportunidade do pessoal da roça fazer compras nos mercadores.


A festa ainda guarda características passadas de geração a geração, como a participação de dezenas de crianças vestidas de anjo na procissão levando cones de papel recheados de doces caseiros. A decoração da Igreja Matriz é feita com flores de papel crepom em azul e branco, confeccionadas pelas senhoras da paróquia.


Mais informações no site da igreja: www.igrejaparati.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page